o que é o mes e seus objetivos

O sistema de informação de gerenciamento da produção em tempo real, denominado de MES (Manufacturing Execution Systems), auxilia o gerenciamento da produção de forma contextualizada, com a apresentação dos dados e informações de eventos produtivos numa forma estruturada (gráficos, tabelas e relatórios), gerando conhecimentos que auxiliam na tomada de decisões gerenciais e operacionais de forma rápida e eficiente em relação aos processos de produção, assegurando a estabilidade do ritmo produtivo e a qualidade dos produtos fabricados.

A implantação de MES tem como principal objetivo a integração das operações administrativas e produtivas de forma sincronizada, digitalmente, em um padrão de gestão colaborativa da produção – CPM (Colaborative Productions Management).

Em geral numa manufatura com produção puxada o fluxo de informação é inverso ao fluxo de produção, onde só se produz aquilo que esteja com pedido formal ou venda prevista, procurando sempre ter um com alto nível de assertividade na entregas dos pedidos de produção. No padrão ISA S95 o sistema MES é dividido em três principais fluxos de dados e informações.  ISA (Instrumentation, Systems, and Automation Society).

MÓDULOS DO MES

Clique com o cursor do mouse sobre o módulo para obter mais detalhes.

Fluxo de dados de Projeto:

São os dados mestres que definem o produto em relação a seus desenhos técnicos e de simulação digital (CAD, CAE e CAM); especificação dos parâmetros de medição de conformidade da qualidade; lista de materiais a serem utilizados; todo o roteiro de manufatura com as respectivas fichas técnicas de cada posto de trabalho e o balanceamento do seu fluxo produtivo. Armazenando os dados históricos de produção realizadas.

Fluxo de dados de planejamento:

Avaliação da capacidade produtiva disponível para o planejamento e sequenciamento das ordens de produção, utilizando algoritmos heurísticos. Tendo o acompanhamento da realização da produção em relação ao planejado, em tempo real, alertando sobre o comprometimento de entrega de produção devido a perdas ocorridas e podendo empregar um simulador baseado na teoria das restrições para o planejamento racionalizados .

Fluxo de dados de Execução:

Monitoramento, em tempo real, das operações produtivas e da qualidade dos centros de trabalhos (máquinas, equipamentos,  instrumentos e operadores). Gerando os principais indicadores de desempenho produtivo, bem como alertas automáticos de perdas e desvios da capacidade produtiva. Disponibilizando as principais ferramentas de gestão de melhoria contínua do desempenho da produção, tanto no nível operacional como gerencial. Estabelecendo uma sistemática de gestão do conhecimento que propicie inovações que são preservadas e disseminadas pela organização da manufatura.

Telas do Supervisório

Clique na foto para visualizar mais detalhes.

vídeos

CEP PROCESSO INJEÇÃO PLÁSTICA

Leitura CNC e Ishikawa

IHM WEB