Sistema WM – Wisdom Maker

O que é?

O assistente inteligente WM monitora, analisa e infere resoluções na gestão continua das linhas de produção com uma ou mais máquinas (Centros de Usinagens, Tornos, Extrusoras, Prensas e etc).  No exemplo abaixo, podemos ver o caso de linhas de inserção automática de componentes SMD.

O que faz?

A aplicação do Assistente Virtual (WM) na gestão continua das linhas de produção realiza a avaliação dos indicadores de desempenho, o balanceamento do fluxo do processo produtivo e as perdas ocorridas, diagnosticando e inferindo as mais prováveis causas dos eventos que comprometem esse desempenho.

Em tempo real, o WM alerta das ocorrências de perdas e sugere um plano de ação corretivo, que é enviado através de mensagens eletrônicas para os responsáveis na atuação da solução sugerida. A seguir é apresentado o exemplo de aplicação, que já acontece numa fábrica de produtos eletrônicos, no setor de montagem de placas de PCI, com máquinas de inserção automática de componentes SMD.

como faz?

O sistema WM é baseado no sistema especialista de segunda geração com modelo neuro simbólico que une as duas principais vertentes da inteligência artificial, que são: a lógica simbólica e o conexionismo (rede neurais).

Esse sistema especialista se utiliza de uma base de conhecimento inicialmente descrita em lógica simbólica e convertida para redes neurais, que irão ser executadas pela máquina de inferência na resolução dos problemas identificados através da coleta de dados das operações produtivas. O resultado inferido é convertido em lógica simbólica para oferecer legibilidade aos usuários que desejam entender o silogismo realizado pelo WM.

O assistente virtual WM promove a preservação do conhecimento organizacional e assegura a sua aplicação prática na solução dos problemas que ocorrerem, podendo também desvelar novos conhecimentos e compartilhar com os agentes produtivos da organização numa sistemática de gestão do conhecimento permanente.

CLIQUE NAS FOTOS PARA VISUALIZAR MAIS DETALHES.

Solicite seu Sistema WM

Sistema wm - wisdom maker

Regras do WM

  1. Qual a linha com pior desempenho
  2. Qual a linha com melhor desempenho
  3. Quais linhas estão paradas?
  4. Qual a maior perda de componente nas máquinas?
  5. Quais são as máquinas gargalo?
  6. Quanto produziu hoje na linha …?
  7. Existe algum gargalo dinâmico, se sim, qual a linha?
  8. Qual a maior perda por parada da linha …?
  9. Quanto produziu no dia …?
  10. Qual foi o maior gargalo proporcional do dia … ?
  11. Qual foi a maior parada proporcional do dia … ?
  12. Qual posição da máquina com maior perda de componente?
  13. Qual o maior defeito da AOI?
  14. Qual posição mecânica da AOI que está apresentando mais problemas?

Inserção Automática SMD

Fale Conosco

Preencha o formulário abaixo para solicitar orçamento ou tirar suas dúvidas.