O modelo Acatech de diagnóstico do indice de maturidade Industria 4.0 e outros similares.

Primeiro se precisa saber o quê diagnosticar e o porquê fazer um diagnóstico de índice de maturidade do contexto de Industria 4.0. A primeira pergunta seria entender qual o nível de flexibilidade e adaptabilidade que a organização de manufatura possui no momento, e para isso, se faz necessário a aplicação de uma metodologia de avaliação que auxilie na geração de indicadores que deverão nortear as ações de melhoria dessas capacidades. O porquê fica ainda mais evidente com a percepção do comportamento dinâmica dos mercados em função da globalização da economia com o auxilio dos sistemas de informações integrados na internet.

Voltando a metodologia, considerando que ainda não há uma padronização acadêmica de conceitos a serem aplicados, a Acatech se utiliza de uma abordagem baseada na num modelo de produção e gestão que divide a empresa em quatro áreas estratégicas com duas vertentes principais para cada uma dessas áreas e a avaliação dos cinco tipos de funcionalidades em cada uma dessas áreas.

A metodologia ainda emprega uma abordagem de levantamento do diagnóstico de forma empírica com uma base de dados e interação com milhares de empresa na Alemanha e no mundo. Isso é muito importante para se ter uma assertividade no que se pretende obter e ter uma maior eficiência em fazê-lo. Além disso é feita uma avaliação da conformidade das necessidades estratégicas da empresa e o nivel de maturidade condizente com tais interesses. Por último, é apresentado um road map com as proposições de ações de melhorias a serem executadas para se obter a maturidade desejada, que em outras palavras representa uma maior capacidade de adaptalidade eficiente as mudanças de mercado, de forma eficiente.

No mundo todo se tem apresentado trabalhos de metodologias semelhantes ou inteiramente novas a respeito do assunto, todavia se faz necessário ponderar sobre a validação de tais metodologias com resultados mensuráveis, bem como avaliar a base de conhecimentos utilizados com as experimentações realizadas, pois sabemos a distância entre o que se imagina com o que realmente acontece na prática. Lembrar que nesse caso o conhecimento tácito e explicito devem estar balanceados para que se possa obter um diagnóstico realista e suficiente para definição das ações a serem seguidas, e que propiciem os resultados esperados pela empresa.

Temos uma parceria de exclusividade de aplicação da metodologia da Acatech para a América Latina, e quando de minha estada na Cidade de Aachem na Alemanha, pude constatar a preocupação com o detalhamento da metodologia aplicada e o foco na validação das inferências realizadas. Ficamos a disposição para atender a demanda das empresas na necessidade de implantarmos essa metodologia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários