Redes de dados sensitiva ao tempo, com redundância de dados coletados em tempo real.

Cada vez mais, se torna critica a necessidade de rede de dados de alta velocidade e disponibilidade para atender a demanda crescente de digitalização dos processos produtivos e sua conectividade. O desempenho de uma rede não esta ligada somente a banda passante de dados da ordem de 100 gigabits, também se faz necessário projetos de redes de dados que otimizem os roteamentos de comunicação de dados, de forma redundante com um gerenciamento inteligente e autônomo.

No caso de sistemas de automação que controlam o processo produtivo em tempo real, se faz necessário sistemas redundantes no caso de acidentes que fazem com que haja perda de conectividade dos sistemas embarcados que realizam o controle e a coleta de dados. A MAP Innovation oferece uma solução em três níveis de redundância, a começar pelo nível do CLP que realiza a coleta de dados. Nesse caso, a Map Innovation oferece diversos tipos de CLP, denominado de Inova.

Figura 2- O CLP Inova e o aplicativo IHM móvel.

Esses coletores se conectam tanto a cabo como WiFi, com diversos tipos de I/O opto-isolados, evitando qualquer ligação elétrica direta com os sensores e atuadores. Além disso, possui uma interface de SD Card de até 2 GByte. Quando o CLP Inova perde a conexão na rede, o mesmo passa gravar os dados de processo numa base de dados sequencial no SD Card, até que a conexão seja restabelecida e os dados sejam enviados para a base de dados no cloud. Lembrar tambem a crescente necessidade da mobilidade dos dados, como o caso de um aplicativo de IHM que permite a interação remota com o CLP, veja o exemplo da vigura 2.

No caso de haver uma perda de conexão da rede local com a base de dados no Cloud, imediatamente um servidor de serviço cria uma base de dados local onde são armazenados os dados coletados de todos os CLPs e sensores, até que a conexão com a base de dados do Clou seja restabelecida. Devemos lembrar que pode haver intercorrências na rede local, como a queima de uma porta de um switch ou dano num roteador da rede, que permanece operacional, mas com decaimento de desempenho na comunicação de dados. Nesse caso, esse mesmo processo é ativado para que não se perca a linha de tempo dos eventos ocorridos no processo produtivo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários