O perfil do engenheiro de automação e sua qualificação

Muito tem se falado da necessidade de digitalização e conectividade dos equipamentos que realizam o fluxo de operação da produção. Em geral, essa conectividade já existe com o sistema de automação de controle distribuído, monitorado e gerenciado por um aplicativo denominado de SCADA (Supervisory Control And Data Acquisiton).

Os CLPs (Controladores Lógico Programáveis) com seus sensores e atuadores que controlam as operações de suas respectivas máquinas se conectam e comunicam numa rede de dados industrial (ex: Profibus. Modbus, Industrial Ethernet, entre tantas outras) com um computador que processa o aplicativo SCADA. O aplicativo SCADA apresenta telas gráficas que representam o fluxo de operação produtivo, com tags dos vlores lidos dos sensores bem como osvalores setados para os atuadores em tempo real.

O engenheiro de automação deve ter conhecimentos de programação de CLPs, como a linguagem Ladder, ou em linguagens mais atuais como C e Python, pois os atuais CLPs possuem uma arquitetura de computador poderosa que permite programar em linguagem de auto nível estruturada. Além disso, o mesmo deve ter conhecimento de sensores e atuadores, bem como, sobre as interfaces de hardware que deverá utilizar para conectá-los ao CLP e programar suas funcionalidades (drivers).
Além de uma sólida base em controle, as novas tecnologias de visão computacional e inteligência artificial aplicadas em automação industrial, passou a exigir novas competências desse profissional. Uma outra das competências que precisa também ter, é sobre os protocolos de comunicação de dados que utilizam acessos orientados a serviço, utilizando como meio a internet e os recursos computacionais nas nuvens (ex: MQTT).
Lamentavelmente, esse perfil de profissional é escasso no mercado e sua demanda tende a crescer nos próximos anos, o que pode ser visto como um problema, mas também pode ser considerado como uma oportunidade para os que querem se inserir neste mercado de profissionais especialistas em automação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários