A própria máquina abre a ordem de serviço para a sua manutenção, identificando a inconformidade e o procedimento a ser aplicado.

Eis a conectividade com as máquinas injetoras Toshiba elétricas, que estão em operação na Moto Honda. Este trabalho faz parte da implantação do avanço da maturidade Industria 4.0 na Área Estratégica de Recursos do setor de injeção termoplásticas.

Implantamos também o nosso assistente virtual inteligente de produção, WM, que analisa mais de 40 parâmetros de operação da máquina com a realização do CEP de cada um, com as últimas 50 amostras, em poucos minutos. O WM identifica inconformidade operacional através da comparação com a ficha técnica cadastrada na máquina, bem como, perturbações não naturais do processo, mesmo que não estejam fora dos limites de controle do CEP.

No caso do WM identificar uma não conformidade, o mesmo envia mensagem eletrônica para o usuário que deve atuar corretiva ou preventivamente. Além disso o WM também identifica os alertas da própria máquina e abre uma OS de manutenção automaticamente (nesse caso em particular para o módulo de manutenção do SAP).

Em outras palavras, com o auxilio do WM o próprio CPS- Cyber Physic System (no caso a máquina injetora) solicita a sua manutenção quando a mesma identifica uma condição operacional sua que esteja inadequada, e faz isso de forma autônoma. Outro beneficio é o carregamento do programa a ser executado pelo CLP da máquina de forma automática, diminuindo o tempo de setup interno. Esses recursos vem a atender as duas principais diretrizes da área estrutural de Recursos, definidos no modelo de maturidade Achatec: a Capacidade de Digitalização e conectividade da operação do CPS e a Estruturação dos Dados produtivos e gerencial, de forma simplificada para a interação como os demais CPSs (máquinas e humanos) do processo produtivo.

Atualmente criamos um grupo de Engenharia do Conhecimento em que estamos alimentando a base de conhecimento do WM para que ele possa também inferir a presumível causa da perturbação que venha a identificar. Essa alimentação é feita inicialmente no nosso aplicativo A3/PDCA, que utiliza os 5 porquês e o como agir.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários