Indústria 4.0

o que é indústria 4.0?

Em resumo a Indústria 4.0 representa a transformação da organização de manufatura em uma organização ágil e eficiente, que é capaz de se adaptar as mudanças dos seus ambientes internos e do seu ambiente externo de forma autônoma e descentralizada.

o por que da indústria 4.0?

Mercado Global Conectado

Novas tecnologias como a internet, possibilitam a aproximação e criação de novos mercados de consumo e novos fornedores no mundo todo.

Grande volume de dados destruturados

Promove um comportamento complexo e indeterminado do Mercado Globalizado

Comportamento do Mercado Consumidor

Grande variedade de produtos, com mudanças constantes de demandas, e margens de rentabilidade pequenas. Exigindo uma gestão complexas para se obter flexibilidade e adaptabilidade às mudanças.

Detalhes

A digitalização e conectividade das operações produtivas e administrativas, de forma integrada, representa a criação do gêmeo digital, que deverá ser verossímil com a realidade   da organização de manufatura em tempo real. Com isso haverá a geração de uma base de dados ou bigdata, com dados estruturados e no estruturados, onde se aplica ferramentas de ciência de dados (inteligência artificial) para extração de conhecimento dos históricos produtivos, que permite melhorar e desempenho presente da produção. Além disso, se possibilita simular mudanças futuras, previsíveis e estabelecer estratégias adaptativas mais eficiente de forma preditivas.

A Map  é representante oficial da Acatech (Academia Alemã de Ciência e Engenharia)  para realização do índice de maturidade 4.0.

Segundo Meyer, Heiko [33], o conceito de integração dos sistemas de informação corporativos refere-se a três tópicos fundamentais:

  • Integração das aplicações;
  • Integração dos dados do produto; e
  • Integração dos dados de produção.

A Integração das aplicações.

Um conceito para a integração necessária de aplicativos é o gerenciamento de produção colaborativa (Colaborative Production Manager) – CPM. Conforme ilustrado na Figura, todos os grupos funcionais da organização de manufatura, do gerente ao regulador de máquina, da compradora de matéria-prima ao especialista em marketing, devem ter acesso aos dados e informações relevantes aos seus respectivos ambientes de interação na organização, a ser feita por aplicativos da integração dos sistemas de informação.

O Gerenciamento de Produção Colaborativa – CPM (Colaborative Production Manager) e seu mapa de integração funcional. (fonte Meyer Heiko)

Reproduzir vídeo

Download

Quer saber mais sobre a indústria 4.0? Clique no botão e faça o download do nosso conteúdo.